Tantas pessoas falam “Namaste” nas redes sociais e parece que virou moda, porque cada vez mais eu vejo essa palavra sendo pronunciada. Você sabe o que significa? Vamos falar um pouco sobre ela.

 

Vamos começar estudando a origem da palavra de acordo com o Wikipedia.com:

Namaste (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação com origem no sânscrito. Namaskara é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões revelam um grande sentimento de respeito.

É utilizada principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. No yoga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.

Literalmente significa “curvo-me diante de ti”; a palavra provém do sânscrito namas, “curvar-se”, “fazer uma saudação reverencial”, e (te), “te”.

 

Há quem diga que Namaste significa “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti“, mas também há quem diga que esse significado é apenas um mito.

Pois bem, se literalmente significa “curvo-me diante de ti“, mito ou não pode significar também que reverenciamos a Deus. É uma saudação que fazemos de coração. Que significa não só saudar quem está diante de nós, mas mostrar nosso respeito. O ato de unir as mãos e curvar-se significa também que o amor que está em mim também o saúda, que o melhor que está em mim também o saúda, que a minha essência saúda a tua essência, portanto o que há de mais precioso no meu ser está reverenciando o mais precioso que está no teu ser também.

Por isso, se é moda ou não, se você quer dizer isso ou não… não importa! Só é preciso ter respeito e receber a energia boa que a pessoa quer te dar. Afinal a intenção é o mais importante em tudo o que falamos e fazemos.

Dessa forma encerro o post com essa palavra linda:

Namaste!

e

_/\_ Namastati = Namaste da Tati*

 

*Isso começou com uma homenagem que meus alunos fizeram para mim dizendo que eu era a professora mais deboísta da universidade… eu eu gostei. Namastati!

Se você gostou desse post talvez você possa se interessar por esses outros também:

É tempo de renovar e deixar ir…

Como está a tua fé?

Que tipo de energia tem te movido ultimamente?

Você sabe o que significa “NAMASTE”?
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »