A filosofia Espírita nos ajuda a entender a origem da vida.
Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas. O Universo é constituído de dois elementos fundamentais: O Princípio Inteligente e o Princípio Material ou Fluido Cósmico. Ambos em íntima e constante interação, tendo o átomo por traço de união.
É um Monismo ternário, fora do tempo, síntese da Trindade Universal da concepção espírita, exatamente explicitada no trinômio: – Deus – Espírito e Matéria.
A matéria aparece à intuição sensível e intelectual sob os dois aspectos ou modos de ser: matéria orgânica e matéria inorgânica. Aquela formando as miríades de corpos dos seres vivos; esta revestindo a multiplicidade dos seres inertes. A matéria orgânica carrega em si mesma o germe do gênero e das espécies do Ser que deflagra a vida no mundo biológico, no seio da Mãe-Natureza.
O Principio Inteligente intelectualiza a matéria — como ensina O Livro dos Espíritos — anima-a, adequando-a à utilização dos seres vivos, segundo as características específicas de cada um, com plena identificação própria e necessária.
O Princípio Vital não é, como pergunta-se na Codificação, um terceiro elemento: ele é sim uma alteração da matéria. Aí estão implícitos dois fatores que é preciso considerar: a faculdade que a matéria possui por natureza ou essência de ser transformável em energia vital, e a existência necessária de um agente que ocasiona, que atua nessa mutação.
Todos nós fomos criados simples e ignorantes e temos que fazer escolhas e traçar nosso caminho evolutivo.
Como fazemos isso?
A doutora em filosofia Astrid Sayeg nos explica mais sobre esse tema. Aperte o play:
Leia também:
Como se comportar em seu próprio velório