Necessidade da caridade, segundo São Paulo
A caridade é paciente, é benigna, a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece. Não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.
Assim, pois, permanecem estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, porém a maior delas é a caridade”. (Paulo, I Coríntios, cap. XIII, 1 a 7 e 13)
Ninguém melhor do que Paulo soube compreender e ensinar o que é a caridade, praticando-a num sentido tão positivo e elevado, procurando seguir e imitar o Cristo.
Esta virtude, a maior que as criaturas humanas pode possuir, deve ser o patrimônio espiritual a ser buscado por excelência, visto resumir em si mesma todas as outras virtudes.
Jesus nos explicou sobre o amor ao próximo na Parábola do Bom Samaritano, mostrando à humanidade que a virtude da caridade é uma disposição da criatura para com o seu semelhante, através de um sentimento de soidariedade que a impele de servir, mais do que ser servida.
Fazendo o bem, compreenderá toda a felicidade e a razão de ser da necessidade de praticar a caridade.
Amor à nós mesmos
Foi perguntado a Emmanuel – “Como entender o amor a nós mesmos, segundo o evangelho?”
E ele respondeu: – “O amor a nós mesmos deve ser interpretado como a necessidade de oração e de vigilância, que todos os homens são obrigados a observar”.
Necessitamos encarar essa fórmula de amor a nós mesmos, conscientes de que todo bem conseguido por nós, em proveito do próximo, não é senão o nosso próprio bem, em virtude da realidade de uma só lei, a do amor, e um só dispensador de bens, Deus.
A caridade é o amor em ação
A cairdade verdadeira somente existe quando há o exercício de amor ao próximo, quando se ajuda efetivamente ao semelhante. Não adiantam palavras, gestos, desejos e promessas, vazios de obra em benefício alheio ou só para si. A caridade é o sentimento de solidariedade efetivamente realizado; é, em última análise, o amor em ação.
Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.
Aperte o play abaixo:
Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd
Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites