Haverá falsos Cristos e Falsos Profetas
Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. – Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? – Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. – Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. – Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. – Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (Mateus, VII, 15 a 20)
Falsos profetas são todos aqueles que, conscientes do que fazem e conhecedores da verdade, pregam o erro, por orgulho, por interesse, ou por maldade.
As palavras de Jesus aplicam-se, de modo geral, aos que, em todos os tempos, tomam a si o encargo de conduzir os povos ao Senhor e os encaminham por falsas veredas.
O espiritismo revela, ainda, uma outra categoria de falsos Cristos e falsos profetas, que são so Espíritos enganadores, hipócritas, orgulhosos, ou pseudo-sábios que, enfeitados com nomes veneráveis, buscam, por vezes, com o auxílio da máscara que afivelam, fazer crer nas mais extravagantes e absurdas ideias.
Os sonhos
O sonho é a lembrança do que o espírito viu ou fez durante o sono.
Os sonhos podem ser classificados como: sonhos do subconsciente e sonhos reais. Os sonhos do subconsciente são reproduções de pensamentos, ideias e impressões que afetaram nossa mente na vigília, caracterizando-se pelo seu aspecto confuso, nebuloso e pela incoerência e falta de nitidez. Os sonhos reais são os contatos feitos com pessoas ou coisas do mundo espiritual, em lugares para onde somos atraídos por afinidade, vendo, ouvindo ou sentindo, direta e objetivamente os acontecimentos destas esfras de ação.
O perispírito, laço fluídico que liga o espírito ao corpo, somente se rompe definitivamente pela morte, isto é, pela extinção absoluta da atividade vital. Assim, mesmo que se afaste do corpo durante o sono, o espírito volta imediatamente a este, sempre que sua presença aí se torne necessária, não importanto a distância em que se encontre.
Sendo pesada e grosseira a matéria que constitui o nosso corpo, dificilmente podemos conservar as impressões que o nosso espírito recebe durante o sono do corpo, e nem sempre nos lembramos dos sonhos; por vezes, porém, ao despertar, conservamos uma lembrança dessas peregrinações, ou ainda, trazemos uma imagem mais ou menos precisa que constitui o sonho.
Não creiais em todos os espíritos
“Caríssimos, não acrediteis em todos os espíritos, mas provai se os espíritos são de Deus, porque são muitos os falsos profetas que se levantaram no mundo.” (João, I Epístola, IV:1)
O evangelho ensina e o espiritismo confirma que não se deve crer em todos os espíritos.
Aprende-se na doutrina espírita que a morte não existe, não santifica ninguém e não faz pela alma o que o homem mesmo não fez em sua vida.
Os bons espíritos sempre convidam o homem ao trabalho, à reforma íntima, à perseverança no bem, à tolerância, ao amor, à caridade, à bondade. Para distinguir os espíritos bons dos maus ou ignorantes, é só seguir as diretrizes do evangelho, que sintetiza a moral cristã. A linguagem de um espírito elevado é sempre clara e objetiva.
Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.
Aperte o play abaixo:
Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd
Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites