Comunicação não violenta é a comunicação através de conexões mais profundas que revelam a nossa natureza íntima, novas rotas para o pensamento, estimula os sentimentos e as necessidades por trás das atitudes.
Todos nós temos necessidades humanas e universais que são: proteção, segurança, aprendizagem, amor, intimidade e cooperação social.
Ao entrar em contato com meus sentimentos e necessidades eu me conecto com algo que há em comum em todas as pessoas. Quando atendemos nossas necessidades temos sentimentos prazerosos e sentimentos desagradáveis quando não conseguimos.
Em vez de pensar: O que há de errado com as pessoas por agirem de um modo que eu não concordo?
Podemos pensar: Qual a necessidade que esta pessoa tem nesse momento que faz com que ela haja desta forma?
O que é melhor? Cooperação ou punição?
A comunicação não violenta nos conecta com o outro através da cooperação.
É uma conexão baseada em necessidades.
Observação: linguagem que expressa de modo claro o que nós observamos que a outra pessoa está fazendo.
Como nos sentimos em relação ao modo de como isso afeta nossas necessidades.
E o que nós gostaríamos que fosse feito para que nossas necessidades fossem atendidas: pedido.
Observação > Sentimento > Necessidades > Pedido
“Por trás de todo comportamento existe uma necessidade.” – Marshall Rosenberg
Esse pensamento nos permite enxergar além do comportamento e assim, identificar o que de fato está gerando conflito, caminhando para uma discussão mais saudável, sem ataques, julgamentos e rotulações, que são barreiras para a conexão.
Aprenda um pouco mais sobre a comunicação não violenta. Assista o vídeo com Guiomar Sant’Anna:
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