Temos muitas curiosidades sobre o nosso passado. O que é dejavú e reencarnação?
Nós ouvimos sempre falar de reencarnação e nós espíritas acreditamos que nosso corpo físico morre e nosso espírito continua vivendo em outro plano. Depois temos que encarnar novamente, mas o processo de reencarnar novamente não é algo automático, nós passamos por alguns critérios no plano espiritual.
A reencarnação é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo (O Evangelho Segundo o Espiritismo).
Qual o fim objetivado com a reencarnação?
“Expiação, melhoria progressiva da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?” (Livro dos Espíritos)
Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade (A Gênese).
Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O principio oposto, sim, os destrói (O Evangelho Segundo o Espiritismo).
Déjà vu se trata de uma manifestação puramente orgânica.
Sandra Carneiro escreveu um livro sobre este tema e também muitos outros sobre reencarnação. Veja o que ela fala sobre o assunto:
Leia também: