Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
No livro dos espíritos da pergunta 371 a 378 falam sobre esse tema mas utiliza o título Idiotismo e Loucura. Que eram os termos utilizados naquela época.
- Na condição de Espírito livre, tem o idiota consciência do seu estado mental?
“Freqüentemente tem. Compreende que as cadeias que lhe obstam ao vôo são prova e expiação.”
Livro dos médiuns:
O idiota muitas vezes só o é pela imperfeição de seus órgãos, podendo, entretanto, seu Espírito ser mais adiantado do que o julguem. Tens a prova disso em certas evocações de idiotas, mortos ou vivos.”
NOTA. Este é um fato que a experiência comprova. Por muitas vezes temos evocado idiotas vivos que hão dado patentes provas de identidade e responderam com muita sensatez e mesmo de modo superior. Esse estado é uma punição para o Espírito, que sofre com o constrangimento em que se vê. Um médium idiota pode, pois, oferecer ao Espírito que queira manifestar-se mais recursos de que se supunha. (Veja-se: Revue Spirite, julho de 1860, artigo sobre a Frenologia e a Fisiognomia.)
Será que quanto existe alguma doença mental sempre têm algo de espiritual por detrás?
Quem nos explica essa e outra questões é o Dr. Wander Lemos que é médico, psiquiatra e espírita. Confira o vídeo. Aperte o play: