Você poderia quantificar o tamanho da dor?
Quão grande é a tua dor? De 0 a 10 quanto dói? Dói muito, médio ou pouco?
Você já se encontrou nesta situação?
O sentimento é algo único, que depende da nossa sensibilidade e do nosso tempo.
Temos que entender que cada indivíduo é diferente e que a “dor” de um não é a mesma para o outro.
Nós ouvimos muitas vezes “Minha dor é maior que os outros!” ou “Mas quando eu passei por isso a dor foi muito maior”. Somente aqueles que passam por uma situação difícil são capazes de sentir, mas comparar a dor é muito ruim.
Se você acabou de ser demitido, você está chateado e preocupado com a sua situação. Alguém pode dizer que quando foi demitido foi muito pior. Este é um momento em que você precisa de apoio, reflexão e não de alguém que compare o tamanho da dor, decepção e tudo mais.
Se alguém perde um ente querido ou está num processo de separação, esta pessoa está dentro da situação. Só quem enfrenta a situação é que sabe o quanto dói. Algumas pessoas saem rapidamente dessas situações, há pessoas que se deprimem, há pessoas que fogem, ou seja, cada pessoa reage de uma forma.
Nesses momentos você pode dar um exemplo de algo que já aconteceu com você e mostrar que o outro não está sozinho, mas dizer que “Você chora por seu tio porque não perdeu teu pai” é muito cruel e insensível para uma pessoa que enfrenta um momento de dor.
Fisicamente, há pessoas que tomam a injeção e não sentem, há pessoas que sentem a dor antes e passam muitos dias mal. A dor pode ser grande ou pequena. Não importa o tamanho da dor, simplesmente dói. Conseguir doar um pouco do seu tempo para ouvir ou dar um pouco de colo doando seu tempo é o suficiente nessas horas e não julgar é transmitir amor!
Respeite sempre o tempo do outro, assim como você gostaria que respeitassem o teu!