Você tem apego a algumas coisas, pessoas, épocas, lugares ou situações? Você sabia que o desapego pode ser libertador para você?
As vezes nos acostumamos a acumular coisas, roupas, sentimentos ou memórias, mas nem sempre esse acúmulo de coisas é positivo.
Se você considerar que tudo tem energia, você está acumulando energia demais e na maior parte das vezes energia que você não usa, portanto é uma energia parada.
Para que serve a energia parada?
Somente para nos prejudicar. Porque se até água parada estraga, significa que essas “coisas” estão somente ocupando espaço e não estão te favorecendo em nada, pelo contrário, pode te prejudicar.
Nossa cultura nos ensina que devemos querer mais, mas não nos ensina a desapegar do que não queremos ou não nos serve mais.
Devemos aprender a desapegar do que não serve mais, como por exemplo roupas e objetos, não importa se você comprou ou ganhou, se você não usa ou não gosta mais não precisa tê-lo em teu espaço. Doe, venda, jogue fora e desfaça-se dessa energia. Se isso for muito difícil para você, mantenha o objeto em suas mãos, agradeça, coloque uma energia de gratidão nele e desapegue.
Quando desapegamos e deixamos essas coisas irem embora nossa alma se sente mais leve. Deixamos um espaço para colocarmos coisas novas no lugar e isso pode ser maravilhoso.
O mesmo pode ser usado para pessoas, lugares, situações…
Nos apegamos às pessoas e nos tornamos pessoas tristes esperando algo do outro. Se sofremos uma perda e nos apegamos a perda isso nos trará tristeza e não conseguimos seguir adiante.
A tristeza acumulada nos traz doenças, ficamos enfermos porque estamos acumulando energias e pensamentos ruins em nós e por isso não conseguimos seguir adiante. Quem vive pensando no passado pode ter depressão e depressão é uma doença muito grave.
O poder do desapego significa liberta-se e abrir caminho para o novo. Deixar uma nova energia entrar e desfazer-se da energia antiga.
Se você não fizer isso, infelizmente, te custará muito conseguir deixar a vida fluir para acontecer coisas maravilhosas.
Comece agora! Abra teu armário e faça a seleção de coisas que você pode doar. Depois abra teu coração e afirme para você mesmo que não precisa mais dessas lembranças de apego. Fique com o que é bom e libertador e deixe que flua! Desapegue!