Ícone do site Tatiana Benites

O que é obsessão espiritual e como combatê-la?

Obsessão espiritual

De acordo com O Evangelho Segundo o Espiritismo a obsessão é a ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais.

Preciso falara também que a desobsessão é o processo de tirar o obsessor (espírito) da pessoa, que neste caso, chamamos de obsediado.

 

Tipos de obsessão

No livro dos médiuns Kardec fala sobre os tipos de obsessão: obsessão simples, a fascinação e a subjugação.

Na obsessão simples, o espírito mentiroso não se disfarça; de nenhuma forma dissimula suas más intenções e o seu propósito de contrariar.

A fascinação tem conseqüências muito mais graves. E uma ilusão produzida pela ação direta do espírito sobre o pensamento do obsediado e de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio.

A subjugação é uma constrição que paralisa a vontade daquele que a sofre e o faz agir a seu mau grado. Numa palavra: o paciente fica sob um verdadeiro jugo.

A subjugação pode ser moral ou corporal. No primeiro caso, o subjugado é constrangido a tomar resoluções muitas vezes absurdas e comprometedoras que, por uma espécie de ilusão, ele julga sensatas: é uma como fascinação. No segundo caso, o espírito atua sobre os órgãos materiais e provoca movimentos involuntários.

 

E a auto-obsessão existe?

Ela existe sim. Quando não nos ajudamos, somos pessimistas em relação ao que temos, quando reclamamos da vida todo o tempo. Estamos fazendo conosco uma auto-obsessão.

 

Existe obsessão entre encarnados?

Existe sim. Um encarnado pode obsediar outro encarnado, como por exemplo:

No caso de uma separação conjugal uma pessoa que fica com uma ideia fixa sobre a outra, passa a perseguí-la, só fala sobre a pessoa, só busca coisas que dizem respeito aquela pessoa. Isto é obsediar outra pessoa encarnada.

O mesmo pode ocorrer de encarnado para desencarnado, ou seja, uma pessoa encarnada obsediar uma pessoa que desencarnou. Chamando-a a todo momento, questionando porque o abandonou e não deixando esta pessoa ter paz no plano espitirual.

 

Como se livrar de um obsessor?

É importante dizer que cada pessoa deve ser analisada como um indivíduo único e que cada caso é diferente, no entanto há algumas diretrizes que se pode seguir para se livrar do obsessor e viver melhor.

 

A obsessão, como as enfermidades e todas as tribulações da vida, deve ser considerada prova ou expiação.

Para isentá-lo da obsessão, é preciso fortificar a alma, pelo que necessário se torna que o obsidiado trabalhe pela sua própria melhoria.

Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar de quem haja de atuar sobre o espírito obsessor.

No Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo 28 há uma coletânea de preces espíritas e ali podemos encontrar na parte 5 as preces pelos doentes e obsediados.

O amor

De acordo com Suely Caldas Schubert no livro Obsessão e Desobsessão o antídoto é o amor:

“Assim como o corpo necessita respirar, alimentar-se e repousar, a necessidade primordial do espírito é o AMOR, para se ver curado das enfermidades que o prejudicam.”

 

Entenda mais sobre a obsessão com este vídeo, com a participação de José Damião e Danielle Carvalho:

E já que a solução é o amor, segue o texto “Ajuda com mais amor” pelo Espírito Casimiro Cunha, psicografado por Chico Xavier e interpretação de José Damião:


Leia também:

Como funciona e o que é psicografia?

Sejamos a favor da vida

Como trabalhar o perdão

Filmes espíritas

Sair da versão mobile