Está cada vez mais difícil ver os jovens na casa espírita. Você já percebeu isso? Por que será que isso acontece?
Meu trabalho com crianças e jovens começou cedo. Aos 15 anos comecei a trabalhar com animação infantil. Aos 20 anos iniciei o trabalho com a envangelização infantil e aos 27 comecei a dar aulas na faculdade.
Sempre tive os pequeninos perto de mim e sempre adorei.
As casas espíritas estão envelhecendo cada vez mais. Os jovens não se sentem a vontade para realizar atividades ali dentro.
Por que?
Porque os dirigentes não querem dar autonomia aos jovens porque eles pensam que não terão responsabilidade de lidar com as atividades da casa.
Assim como devemos incentivar as crianças a participarem da evangelização infantil, devemos incentivar os jovens a continuarem este estudo. Mais que o estudo a casa espírita tem o dever de ensinar como colocar em prática os ensinamentos da filosofia de Kardec.
Como os jovens podem colaborar com a casa espírita?
Eles podem auxiliar em diversas tarefas e até serem responsáveis por muitas delas. Vejamos:
- Recepção do centro
- Auxiliar no preparo das salas
- Criar um grupo musical
- Criar um grupo de teatro
- Monitorar doações
- Fazer campanhas de doações
- Auxiliar no trabalho voluntário junto a comunidade
- Auxiliar nas palestras e cursos
O papel do jovem no centro espírita é de fundamental importância para o seu desenvolvimento moral e para a continuidade das atividades da casa espírita, afinal eles representam o futuro da doutrina espírita.
Os adultos devem incentivar os jovens a participarem das atividades dentro e fora da casa espírita. É preciso uma supervisão de pessoas mais experientes para que eles também possam se desenvolver.
Conversei com o pessoal do projeto FERBI – união dos jovens dos centros espíritas de Fernandópolis e Birigui idealizado pelo Alexandre Lucas.
Fizemos uma live com a participação do Lucas Oliveira de 13 anos, do Centro Companheiros da Luz de Birigui, para falar sobre os jovens na casa espírita. Disponibilizo aqui o vídeo do youtube.
Leia também: