No trabalho em sala de aula, Laurinha e seus amigos prestam atenção na professora:
– Nós estamos num planeta de provas… Essas provas são para atestar o nosso crescimento naquilo que já aprendemos. Elas nos preparam para sermos melhores, porque ao ficarmos livres destas lições, podemos aprender outras coisas e evoluir cada vez mais.
Aninha levanta a mão e pergunta:
– Que tipo de prova?
– São dificuldades, adversidades da vida, os desafios que enfrentamos. Muitas vezes, dentro de nossa própria casa, por exemplo, entre pais, irmãos e filhos. Ou mesmo na profissão, como professor, pedreiro, médico, porque aprendemos muito quando nos relacionamos uns com os outros. São muitas as provas que servem para nós evoluirmos, crescermos…
André levanta a mão e fala:
– Achei que fosse prova apenas quando uma pessoa nascesse com uma deficiência ou quando passasse por situações muuuuuito difíceis.
E a professora, muito atenciosa, esclarece:
– André, a dificuldade na prova vai depender do preparo que tivermos. O que pode ser difícil para um, pode ser mais fácil para outro. Cada pessoa tem um merecimento, sua conquista. Podemos dizer que as provas são as experiências gerais por que passamos. Elas vão testar o nosso o que aprendemos e o quanto estamos maduros. Já as expiações são situações ou condições de aprendizado que a própria lei divina nos concede, dando-nos novas oportunidades para consertarmos uma ação não muito boa do passado. São experiências muitas vezes dolorosas que nos permitem crescer, nos superar dia a dia, para ficarmos com a consciência em paz e mais felizes, como por exemplo uma doença que temos que ter.
Laurinha levanta a mão e comenta:
– É, tem muita coisa difícil. Isso sem contar as provas de matemática, português, geografia, história, inglês… Nós também aprendemos a nos superar com elas, né?
Os alunos riem e a professora explica que não é bem dessas provas que ela está falando, mas que elas também fazem parte do aprendizado. Assim, continua a explicação:
– Vivemos num planeta de provas e expiações, com isso…
Antes de a professora terminar a frase, Laurinha a interrompe com uma grande gargalhada e diz:
– Ah, viu como era das provas da escola que estavam falando no Evangelho? Provas e expiações? É que naquele tempo já existia cola, mas em vez de fazer papelzinho, eles espiavam as provas do amigo. Espertinhos eles, hein?
Texto do livro: Tem espíritos embaixo da cama?
Para saber mais:
Planeta de provas e expiações: Espiritualmente, os mundos podem ser classificados de acordo com o estado de evolução de seus habitantes, podendo ser primitivos, de expiação e provas, regeneração, ditosos e celestes, onde exclusivamente reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão porque ainda nela predominam tanta miséria e dificuldades.
Leia também: