O mês de setembro ganhou a cor amarela para falar de um assunto muito sério que é o suicídio.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde acontecem quase 1 milhão de suicídios por ano no mundo. Para cada suicídio há muito mais pessoas que tentam a cada ano.
Algumas pessoas, talvez bem próximas de nós também estão sofrendo por algum motivo, angustiadas por alguma situação e precisamos ficar atentos aos sinais depressivos ou desesperadores. Chamar a pessoa para conversar e abrir seu coração pode ser a melhor opção.
Existe um local na qual essas pessoas podem entrar em contato que é o CVV – Centro de Valorização da Vida, no site existe informação sobre contato e muitas postagens que pode ajudar quem precisa.
Extraí do site deles essa informação que achei muito importante:
“Falar também é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio. Em comum, essas pessoas sofrem uma grande dor e não veem saída para ela, chegando a pensar no suicídio como uma forma de “matá-la”. Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer aquela dor sair, mas não sabe como.
A dor, portanto, precisa ter fim, de alguma forma. Assim como os outros sentimentos, como alegria, orgulho, amor, a dor precisa ser expressa, senão sufoca. Por isso, o CVV se coloca à disposição para todos que queiram falar sobre o que estão sentindo, para possibilitar que a dor saia por meio de palavras, e não por atos de agressão contra si e contra os outros.”
Buscar ajuda com quem você conhece também pode ser uma solução, além de terapeuta e psicólogos que podem auxiliar no que for preciso.
Procurar amigos e parentes, um colo, um ouvido, pode ser a solução para que mais uma vida não seja perdida.
Se você conhece alguém que está passando por uma situação difícil ofereça-se para ser quem ouve e deixe a pessoa desabafar. Ampare!
Se você está passando por uma situação difícil e já pensou em tirar a própria vida, busque alguém para ouvi-lo. Buscar ajuda é sinal de força e não de fraqueza!
Setembro amarelo, prevenção ao suicídio!