Comunicação não violenta

Comunicação não violenta é a comunicação através de conexões mais profundas que revelam a nossa natureza íntima, novas rotas para o pensamento, estimula os sentimentos e as necessidades por trás das atitudes.

Todos nós temos necessidades humanas e universais que são: proteção, segurança, aprendizagem, amor, intimidade e cooperação social.

Ao entrar em contato com meus sentimentos e necessidades eu me conecto com algo que há em comum em todas as pessoas. Quando atendemos nossas necessidades temos sentimentos prazerosos e sentimentos desagradáveis quando não conseguimos.

Em vez de pensar: O que há de errado com as pessoas por agirem de um modo que eu não concordo?

Podemos pensar: Qual a necessidade que esta pessoa tem nesse momento que faz com que ela haja desta forma?

O que é melhor? Cooperação ou punição?

A comunicação não violenta nos conecta com o outro através da cooperação.

É uma conexão baseada em necessidades.

 

Observação: linguagem que expressa de modo claro o que nós observamos que a outra pessoa está fazendo.

Como nos sentimos em relação ao modo de como isso afeta nossas necessidades.

E o que nós gostaríamos que fosse feito para que nossas necessidades fossem atendidas: pedido.

 

Observação > Sentimento > Necessidades > Pedido

 

“Por trás de todo comportamento existe uma necessidade.” – Marshall Rosenberg

Esse pensamento nos permite enxergar além do comportamento e assim, identificar o que de fato está gerando conflito, caminhando para uma discussão mais saudável, sem ataques, julgamentos e rotulações, que são barreiras para a conexão.

Aprenda um pouco mais sobre a comunicação não violenta. Assista o vídeo com Guiomar Sant’Anna:

Leia também:

A esperança de dias melhores

Viver nossa essência

Espiritualidade nas empresas

Leave a Comment

7 + one =