Chakras: Como alinhá-los e equilibrá-los

Hoje irei falar um pouco de como podemos alinhar cada um dos sete chakras principais. Só lembrando, os chakras são centros energéticos de nosso corpo, que, se harmônicos, garantem a serenidade e o equilíbrio em nossas vidas.

Harmonizar os chakras é fazer com que todas as suas partes estejam presentes a cada passo que você der e a cada decisão que você tomar. É o mesmo que estar inteiro, completo, agindo em sua totalidade a cada momento de sua vida. Com eles alinhados, recuperamos o ritmo e o equilíbrio, agregando bom-senso ao nosso mundo e às nossas escolhas.

Para equilibrar esse centros, podemos recorrer aos mais diferentes tipos de artifícios: mantras, alimentos, cores… Até mesmo a observação da natureza pode nos ajudar a reencontrar nosso centro.

Chakra Básico: Para equilibrar esse chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. O mantra para sua ativação é LAM e os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.

Chakra Umbilical: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. O mantra que se relaciona a este chakra é o VAM.

Chakra Esplênico ou do Plexo Solar: A harmonia desse chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. O mantra para ele é o RAM (Lê-se como o “R” na palavra “cara”) e os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.

Chakra Cardíaco: Este chakra pode ser equilibrado com  passeios em meio a campos verdes ou com a observação de flores cor-de-rosa. Seu mantra é o YAM. Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse chakra.

Chakra Laríngeo: O mantra que propicia a harmonização desse chakra é o HAM (lê-se como na palavra carro, ou seja, “RRAM”). Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.

Chakra Frontal: Observe o céu noturno e sentirá esse chakra estar cada vez mais equilibrado. O som mântrico que o harmoniza é o SHAM e os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também recomenda-se a ingestão de chás refrescantes, como os de  hortelã e menta.

Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonóides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pera, entre outros. O mantra deste chakra é o som universal OM.

Lembre-se de que acordar os nossos Chakras é despertar a riqueza que diferencia o ser humano das outras formas de manifestação vivas.

Aproveito a oportunidade para deixar um breve exercício, que pode ser feito todos os dias de manhã para nos ajudar a alinhar todos os nossos centros energéticos.

Exercício para o equilíbrio dos chakras

Sente-se ou deite-se confortavelmente.

Respire profundamente, relaxe, e sinta cada parte de seu corpo.

A partir disso, Comece a entoar os mantras na seguinte ordem, concentrando sua energia em cada um dos chakras:

LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, SHAM, OM

Repita os mantras até se sentir a energia fluir de forma harmônica por todas as partes de seu corpo.

(Lembre-se que o HAM se lê como na palavra carro, ou seja, “RRAM” e o RAM tem o “R” como na palavra “cara”)

Que cada um de vocês possa encontrar o seu centro e seu caminho,

Muita luz, amor, sabedoria e prosperidade.

Postado por Claudia Aldana em seu blog pessoal.

Leave a Comment

vinte + 5 =