Dia 30 de agosto – Dia do Perdão
Dizem que é muito difícil perdoar…
Só de pensar em perdoar parece que o coração já começa a doer porque a gente já começa a pensar naquela pessoa que nos magoou, nos ofendeu, nos machucou… naquele momento que a gente se sentiu humilhado ou reduzido a quase nada.
Por que eu preciso perdoar essas pessoas? Só de pensar já dói tudo de novo.
Aqui cabe a explicação: o perdão liberta! O perdão faz com que o acontecimento dolorido fique no passado e que a dor se torne menor.
Quando perdoamos alguém nos libertamos da energia da dor que nos ligava àquela pessoa, pois enquanto não perdoamos, a situação incômoda continua fazendo parte da nossa vida corroendo nosso ser e prejudicando nossa evolução.
Quando pedimos perdão a alguém também nos libertamos da energia de culpa que não nos deixa evoluir e, quando nos perdoamos por algo que fizemos ou deixamos de fazer ao outro ou a nós mesmos, libertamos nosso ser desse sentimento de impotência e menosprezo por nós mesmos.
O perdão é a energia mais libertadora que podemos dar ao outro e a nós mesmos.
Quando temos alguma situação que nos machuca, magoa ou raiva, deixamos esse sentimento guardado/ preso dentro de nós e esse sentimento parado nos causa doenças.
E como perdoar se cada vez que eu penso na situação eu ainda sofro?
Comece pensando que você merece se libertar disso e afirme pra você mesmo que isso é possível. Deixe seu cérebro acreditar nisso e repita muitas vezes ao dia a frase: “Eu perdoo e me liberto de tudo que me faz mal. Eu sou livre!”. Sempre que puder faça a meditação do perdão (aprendi essa meditação no curso de coaching do IBC com adaptações – disponibilizo no final do post), faça o máximo que puder.
No início você vai falar as palavras da boca pra fora, até as palavras comecem a ganhar tua mente e teu coração, então você verá que essas palavras fazem muito sentido e aos poucos se sentirá melhor.
No dia 30 de agosto comemoramos o Dia do Perdão! Se você quer viver em paz, inicie o processo do perdão.
O mês de agosto foi chamado de Agosto Violeta, pelo movimento do perdão. Muitas pessoas estão aderindo a essa campanha e resolvi aderir também, tamanha é a importância desse movimento que pode ajudar as pessoas a saírem de depressões, crises de ansiedade, pânico e doenças causadas pela culpa e autopunição.
Perdoe! Peça perdão! Perdoe-se!
Deixo minha colaboração para a reflexão sobre a importância do perdão em nossas vidas e desejo que todos possamos ter uma vida de liberdade e paz.
Meditação do Perdão
Eu me perdoo por todas as vezes que eu me prejudiquei, me magoei, me feri ou me ofendi com gestos, palavras, pensamentos ou emoções, consciente ou inconscientemente, sabendo o que estava fazendo ou sem saber. Eu me perdoo e me liberto. Eu me amo e me aceito do jeito que eu sou. Eu sou… (diga teu nome).
Eu perdoo todas as pessoas que neste mundo me magoaram, me ofenderam, me prejudicaram, com gestos, palavras, pensamentos ou emoções, consciente ou inconscientemente, sabendo o que estava fazendo ou sem saber. Eu perdoo cada uma dessas pessoas do fundo do meu coração. Eu me desconecto delas neste momento.Eu perdoo e me liberto. Eu me amo e me aceito do jeito que eu sou. Eu sou… (diga teu nome).
Eu peço perdão a todas as pessoas nesse mundo que eu prejudiquei, magoei ou ofendi com gestos, palavras, pensamentos ou emoções, consciente ou inconscientemente, sabendo o que estava fazendo ou sem saber. Eu peço perdão a cada uma dessas pessoas do fundo do meu coração. Eu me desconecto delas neste momento. Eu perdoo e me liberto. Eu me amo e me aceito do jeito que eu sou. Eu sou… (diga teu nome).