O que é terapia holística?
Terapia = Equilibrar, Harmonizar
Holística = Palavra originária do grego
Holus = Totalidade É a terapia que trata não somente os sintomas físicos, mas o ser humano em sua totalidade: o físico, o energético, as emoções, a mente e a parte espiritual ou essencial, pois entende que cada um desses níveis afeta o outro.
O Holismo é um conceito de cura redescoberto há pouco tempo. Segundo a abordagem Holística da medicina, a saúde é definida como um estado positivo de bem-estar físico e mental, e não meramente a ausência de doença, pois nem sempre um corpo aparentemente saudável indica ausência de doenças.
A Terapia Holística reconhece o homem como um ser composto pelos níveis físico, emocional, mental e espiritual. A proposta terapêutica baseada nos conceitos da Terapia Holística está centrada na unicidade e transformação do homem em perfeita sintonia e integração com o seu mundo interno e externo. Essa transformação somente se tornará possível quando conseguirmos expandir nossa consciência em todos os níveis, pois eles estão inter-relacionados.
Se fragmentarmos o indivíduo e tratarmos somente o nível mental ou corporal, haverá sempre uma lacuna em seu processo de desenvolvimento e uma desintegração. Um dos objetivos primordiais da Terapia Holística é a conexão do indivíduo com o seu Eu verdadeiro, que irradia suas qualidades pessoais, por vezes ocultadas pelo Eu inferior. Ao manifestarmos nossa essência conseguimos expandir todas as áreas de nossa vida, desenvolvendo criatividade, aflorando a capacidade de conexão em nossas relações intra e interpessoais.
O resgate da autoestima, do amor próprio e da autoconfiança acontece naturalmente, o que nos leva a recuperarmos a alegria de viver e o prazer pela vida. Saímos dos atos automáticos e habitualmente costumeiros para uma ação com real significado. Haverá uma transformação do que antes seria um vazio existencial para um sentimento de alegria e satisfação plena pela vida e por toda a existência que nos cerca.
O ser humano tende a criar defesas emocionais que geram bloqueios impedindo, assim, o bom funcionamento da saúde como um todo.
Esses bloqueios inibem a ação da pessoa no mundo em que vive de forma favorável, em sintonia com a sua verdadeira potencialidade para viver.