Você tem medo de errar?

Você é do tipo de pessoa que fala “E se…” antes de fazer qualquer coisa? Você desiste de fazer as coisas com medo de dar errado? Ou você pensa que é melhor não mudar nada porque tem que enfrentar as novas situações?

Sentir medo é normal, aliás sentir medo pode ser muito benéfico, pois ele pode nos trazer questões que podem nos ajudar a melhorar.

O medo é instintivo. Quando somos pequenos nos afastamos do que é muito quente, pois sabemos que pode nos queimar. Evitamos o que é alto, o que tem cheiro forte ou ruim, gosto estranho. O medo pode nos salvar.

Da mesma forma que o medo nos ajuda porque ele nos faz ter cautela, ele também pode nos prejudicar muito. Quando somos dominados pelo medo de algo ou de alguém podemos nos paralisar e então deixar de tentar, de fazer e progredir.

Algumas pessoas vivem sempre colocando um “e se…” na frente de cada frase e acabam não fazendo nada para progredir.

“E se der errado? E se ele não vier? E se ela não aceitar? E se não gostarem de mim? E se eu não conseguir?”

Se você vive na frequência do “e se…” e acaba não começando o que quer fazer você jamais saberá a resposta. Você só conseguirá a resposta para as tuas questões se fizer.

Se o medo e a insegurança podem te vencer, você simplesmente nunca vai saber e nem ter a oportunidade de provar a você mesmo que foi capaz de tentar.

O medo pode ser bom e pode ser ruim. Depende de nós usarmos o termômetro e não nos deixar vencer e ao mesmo tempo ter a cautela de nos proteger.

Deixe o “e se…” de lado e comece o que quer fazer. Estude as possibilidades, corra atrás, converse com as pessoas certas e tenha a certeza de que você só saberá se fizer.

Aprendemos com os nossos erros e cada um deles serve para nos fortalecer. Cada vez que erramos somos obrigados a começar novamente e quando recomeçamos já temos a experiência de uma vez anterior.

Entenda que errar é humano e que qualquer pessoa erra. Por que você não erraria?

Que cada tropeço sirva de aprendizado e se mais adiante tiver novos desafios os tropeços podem ser diferentes. Pense na possibilidade de as vezes o erro te levar para o lugar certo, porque nem sempre é do jeito que queremos, mas sempre como deve ser.

Persista! Acredite!

 

 

Leave a Comment

eighteen − two =