Você é do tipo de pessoa que fala “E se…” antes de fazer qualquer coisa? Você desiste de fazer as coisas com medo de dar errado? Ou você pensa que é melhor não mudar nada porque tem que enfrentar as pessoas falando a teu respeito?



O medo de errar trava a gente e faz com que nem iniciemos nada que pensamos em fazer porque… vai que dá errado?

Deixamos de entrar num relacionamento, trocar de emprego, mudar de casa, deixamos de fazer muitas coisas simplesmente por medo de errar. Medo de nos sentirmos julgados, medo de alguém apontar o dedo e dizer “eu sabia” ou “eu te avisei”, medo do que os outros vão falar ou de quanto vamos nos culpar por ter feito a escolha errada.

Poxa vida! Você já ouviu alguma vez a frase “Errar é humano!”? Nós temos o direito de errar! Temos o direito de fazer escolhas equivocadas, se arrepender e mudar de ideia.mesa_quantica

Com certeza você conhece inúmeras pessoas que estudaram uma carreira sem, de fato, ser apaixonado por ela. Ou também uma pessoa que não suporta um emprego, mas continua nele, infeliz, por medo de sair e não dar certo uma outra escolha.

Nós realmente não sabemos o que acontecerá, se não fizermos a mudança. Não tem como prever o futuro.

No entanto, ficar pensando “E se…” não te ajuda em nada, a não ser permanecer da mesma forma.

Se você quer mudança, precisa ter coragem para dar o primeiro passo. Se você não der esse passo continuará da mesma forma ou então o universo dá um jeito de fazer você mudar forçadamente. O que as vezes não é muito fácil, como uma demissão, um rompimento, uma perda… aqueles “tsunamis” que acontecem na vida da gente e não conseguimos nenhuma explicação.

Entenda: sempre que erramos ou fazemos uma escolha ruim, aprendemos alguma coisa nesse processo todo. Temos sempre que fazer a pergunta “O que aprendi com tudo isso?”. Sempre tem um aprendizado.

Um exercício simples é listar as vezes que “você acha que errou ou fez uma escolha ruim” e colocar ao lado o que você aprendeu com isso. Você pode se surpreender com o resultado!

O medo nos impede de progredir! Não tema, faça!

É claro que ter cautela e analisar os prós e contras é necessário, mas viver de medo e “e se…” não fará você progredir nem um pouquinho.

Ao menos hoje deixe o medo de lado e faça o que precisa ser feito. Pense em você e no seu bem.

Você tem medo de errar?

2 ideias sobre “Você tem medo de errar?

  • 1 de novembro de 2017 em 18:06
    Permalink

    muito bom…mas dificil começar a sgir assim… o medo de sofrer e/ ou ser criticado bloqueia a açao…mas é necessario entrar no processo se pretendemos evoluir, desenvolver, crescer….

    Resposta
  • 1 de dezembro de 2017 em 03:57
    Permalink

    Com certeza! Eu até que me atrevo, o que tenho que aprender e “sarar” é a voz interna da autocrítica, que pesa sobre escolhas que fiz e que já não tem volta, porquê estão no passado! Seus artigos são muito importantes para essa evolução! Obrigada Tatiana! Desejo muito luz em sua caminhada!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *