A transição planetária

A transição planetária ou a transformação planetária está sendo muito comentada depois do acontecimento do coronavírus. A questão é: Isto é sinal do início de uma transição?

A verdade é que com a pandemia todos foram obrigados a mudar a rotina, criar novos hábitos, aprender coisas novas, valorizar a socialização e a liberdade.

Para aqueles que sempre falaram sobre apocalipse, fim do mundo ou fim de uma era, este é um momento de transição para um novo tempo.

 

A visão espírita

De acordo com os estudos espíritas, o planeta Terra está em constante evolução, embora muitos pensem que não pois ainda existem guerras, maldades e discórdia. Temos que concordar que apesar de tudo isso estamos evoluindo, pois ninguém mais é lançado às covas dos leões com uma plateia aplaudindo.

O planeta Terra, segundo o espiritismo, é considerado um planeta de provas e expiações, ou seja, as pessoas/ seres encarnam aqui para aprender e evoluir.

Como tudo evolui, nosso planeta também evoluirá em todos os sentidos e, dessa forma, passando por fases de transição.

Assim como cada um de nós temos que passar por transição de carreira ou de períodos de vida (individualmente) o planeta também necessita passar por esta fase (coletivamente).

Se estamos aqui para viver em sociedade, um dos nossos desafios é aprender a viver coletivamente. Esta convivência começa dentro de nossos lares, passa pelo nosso âmbito familiar mais amplo, chega aos nossos amigos, conhecidos, colegas de trabalho, de escola e por aí vai.

Acontece que só evoluímos se vivemos em sociedade, pois devemos aprender a respeitar, amar, sermos caridosos, fiéis, companheiros, amigos etc.

A evolução vem da cooperação que temos uns com os outros e sem esta cooperação e ajuda mútua não caminhamos.

Embora sempre haja o grupo pessimista, sou do grupo positivista que pensa que sempre têm muita gente querendo ajudar e colaborar para o crescimento do próximo e consigo ver muita bondade no mundo.

 

Meu ponto de vista

A meu ver esta pandemia veio como mais um dos desafios para a transição planetária e para aprendermos com a caridade ao próximo a evoluir.

O fato de ter que ficar em casa é resguardar-se para pensar no próximo e não somente em si mesmo. É também dar a oportunidade de conviver com quem está mais próximo de nós. Ao mesmo tempo é poder refletir sobre si mesmo e autoconhecer-se valorizando e aprendendo com os acontecimentos.

O planeta passa sim por uma transição onde cada pessoa reflete sobre si e sobre o próximo e que quando sair de casa cada pessoa poderá valorizar mais os sentimentos bons e o que tem de melhor para compartilhar com o outro.

Dessa forma, entendo que estamos passando por uma transição de Planeta de provas e expiações para Planeta de Regeneração.

O Planeta de Regeneração é aquele onde as pessoas são mais compreensivas e amorosas, onde não há lugar para ódio e vingança, onde aprendemos uns com os outros e podemos nos auxiliar mutuamente.

Claro, isto é um processo que pode levar muito tempo, mas acredito que começamos esta transição planetária.

 

Bate-papo com Geraldo Lemos Neto

Eu conversei com Geraldo Lemos Neto, carinhosamente chamado de Geraldinho por Chico Xavier é também conhecido como o guardião de memórias do Chico.
Escritor e palestrante espírita, Geraldo foi o responsável pelas informações do livro/filme Data limite segundo Chico Xavier (2014), Quando Lembro de Chico (2018), A próxima data de Chico Xavier: 2057 – a Nova Era (2020) e Despertar Data Limite (2020).

É interessante que possamos aprender algumas coisas com ele também. Confira o vídeo:

 

Leia também:

O Evangelho no Lar

A visão espírita do suicídio

O que é obsessão espiritual e como combatê-la?

Como funciona e o que é psicografia?

Leave a Comment

5 × 4 =