Aula 12: Pluralidade das existências

Sorte das Crianças após a Morte

O fato de uma criança desencarnar em tenra idade não significa que ela irá desfrutar das benesses reservadas aos Espíritos puros, como também não a isentará das provas que tenha que vencer e que são essenciais ao seu aprimoramento espiritual. Seria inadmissível crer que desfrutasse, sem esforço, das bem-aventuranças eternas. Neste caso, seria uma injustiça divina liberar tais Espíritos das vicissitudes próprias da vida corpórea, normalmente cheia de tribulações e de dores. Em relação a esta questão, Allan Kardec indaga aos Espíritos superiores:

-O Espirito da criança que morre em tenra idade, não tendo podido fazer o mal, pertence aos graus superiores?

Se não fez o mal, também não fez o bem, e Deus não o afasta das provas que deve sofrer. Se é puro, não é pelo fato de ter sido criança, mas porque já se havia adiantado (LE, perg. 198).

 

Sexo nos Espíritos

Em relação a esta questão, Allan Kardec indaga aos Espíritos benfeitores:

– Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?

– Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar (LE, perg. 202).

 

Ideias Inatas

O Espírito evolui incessantemente e em cada encarnação acumula uma parcela considerável de novos conhecimentos; quando renasce em um novo corpo, mantém, de forma inata, muito daquilo que aprendeu em existências precedentes. Espírito encarnado conserva algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências sucessivas?

Resta-lhe uma vaga lembrança, que lhe dá o que chamamos idéias inatas (LE, perg. 218).

Realmente, o Espírito não pode lembrar se de tudo o que aprendeu em vidas passadas; seus gostos, propensões, conhecimentos adquiridos, posição social; não obstante, vêem-se pessoas nascerem em condições paupérrimas que, apesar disto, pelo próprio esforço e determinação em virtude de vagas reminiscências do passado, tudo fazem para se elevarem na vida, graças às tendências que adquiriram em existências anteriores e que são conservadas de forma inata.

Existem numerosos casos de pessoas que nasceram em condições obscuras e, no entanto, conquistaram destaque na ciência, na política, nas artes, e outros ramos do conhecimento humano.

É notória também a existência de crianças precoces que, desde a mais tenra idade, manejam instrumentos musicais, tornando-se exímias artistas, matemáticos ou portadores de uma tendência para determinada arte, conhecimentos esses que somente seriam admissíveis quando adultos.

 

Limites da Encarnação – Necessidade da Encarnação

Não se pode precisar o número de encarnações para o Espírito que habita a Terra; elas acontecem enquanto ele não tiver atingido o mais elevado índice evolutivo que este planeta comporta, e só então passará a encarnar num mundo imediatamente mais elevado.

Sendo a Terra um planeta de provas e expiações, o mundo que lhe está em situação evolutiva superior é um mundo de regeneração, onde o Espírito encarnado experimenta menos dores, verte menos lágrimas e enfrenta menos dissabores.

Após ter atingido a condição de Espírito puro, não necessita mais inserir-se na materialidade; sua felicidade será plena e estará mais próximo de Deus.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:

Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

 

Leave a Comment

seis + vinte =