Aula 20: O consolador prometido/ O espiritismo não faz milagres

O consolador prometido

Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (João, XIV, 15 a 17 e 26)

No tempo determinado, o Espiritismo veio cumprir as promessas do Divino Mestre: o Espírito de Verdade se estabeleceu e, há mais de um século, vem chando os homens à observância da lei, ensinando todas as coisas e fazendo compreender tudo aquilo que Jesus disse somente por parábolas.

O Espiritismo vem, portanto, abrir o entendimento e a compreensão; fala abertamente para todos; levanta o véu que tinha sido propositadamente deixado sobre certos mistérios e, por fim, vem trazer um supremo consolo aos que sofrem, mostrando um objetivo útil às dores dentro de uma causa justa.

 

O espiritismo não faz milagres

O milagre, entendido como “um ato do poder divino contrário às leis conhecidas da natureza”, implica na ideia de um fato sobrenatural, maravilhoso, impossível de ser explicado pela ciência dos homens. A ignorância, a superstição, os dogmas inibem a muitos de se dedicarem ao estudo dos ensinamentos dos espíritos, com receio de pecarem, de irem para o inferno ou de serem envolvidos pelos demônios.

Diga-se de início, deixando bem claro, que o espiritismo não faz milagres, pois muitas pessoas desiludidas com as crenças dogmáticas, com as ciências do homem ou com as dificuldades da vida material, se voltam para o mundo espiritual, buscando, através dos fenômenos medianímicos, a salvação ou eliminação para seus problemas econômicos, de saúde, sentimentais e outros e, muitas vezes, se deixam envolver por charlatães e embusteiros ou se prendem a um fanatismo exacerbado. O ensinamento do Cristo, todavia, em relação às curas, é univforma e se resume nestas afirmações:

a) a tua fé te curou;

b) vai e não peques mais.

Estas afirmações deixam claro que a imposição de mãos por Jesus, a dos médiuns, ou a intervenção dos espíritos são lenitivos oferecidos ao aflito por razões muito diversas, cabendo a cada um examinar e compreender, segundo o discernimento que alcançou.

Não se deve esperar, pois, por milagres dos médiuns e do espiritismo.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:


Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd 

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

Leave a Comment

dezessete − 5 =