Compaixão e caridade em tempos de pandemia

Durante o período de pandemia muito se fala sobre as perdas e o sofrimento, no entanto há o outro lado que deve ser falado também, o da compaixão e caridade.

Tantas pessoas se uniram nesse período para auxiliar aqueles que mais necessitavam, dividindo o que tinham, somando com seus serviços ou colaborando de qualquer outra forma.

Não foram poucas pessoas que passaram por dificuldades e nem foram poucas as que arregaçaram suas mangas e foram às ruas para ajudar.

Pessoas de todas as religiões que praticaram a caridade em sua mais simples expressão: ajudar o próximo sem querer nada em troca.

Esse é o verdadeiro sentido da caridade e da prática do amor ensinada pelo mestre Jesus.

A palavra caridade aparece no Evangelho Segundo o Espiritismo 245 vezes.

Temos 4 capítulos que trazem o tema caridade em seu título ou subtítulo.

O primeiro capítulo que fala sobre isso é o capítulo 11 – Amar ao próximo como a si mesmo que fala sobre a fé e a caridade e a caridade com os criminosos.

Quando ele fala da fé: Deveria ter dito que a caridade é impossível sem a fé. Podeis encontrar, em verdade, impulsos generosos até mesmo junto a pessoas sem religião, mas essa caridade verdadeira, que apenas exerce pela abnegação, pelo sacrifício constante de todo interesse egoísta, somente pela fé poderá ser inspirada. Nada além dela, nos dá condições para carregar com coragem e persistência a cruz desta vida.

A primeira caridade que precisamos fazer é conosco mesmos aprendendo a nos amar e nos aceitar como somos, não é uma tarefa fácil, mas sem ela as outras tarefas se tornam muito mais difíceis.

Amar ao próximo como a ti mesmo!

Caridade com os criminosos. O que será que ele quis dizer com isso?

No capítulo 13 – fala sobre a caridade material e a caridade moral.

O terceiro capítulo que fala sobre o tema é o de nº 15 – Fora da caridade não há salvação

E o quarto capítulo com esse tema é o capítulo 19 – A fé transporta montanhas e consta na parte: Instruções dos Espíritos: A fé: mãe da esperança e da caridade.

A esperança e a caridade são resultantes da fé e formam com esta uma trindade inseparável. Não é a fé que faculta a esperança na realização das promessas do Senhor?

Saber o que é a caridade e como praticar é ótimo, mas o importante mesmo é colocar em prática em nosso dia a dia.

Conversamos um pouco sobre esse tema com Luis Camargo. Confira o vídeo. Aperte o play:

Leia também:

Chico Xavier e sua história

O poder da oração

15 anos da Laurinha – Sua origem e jornada

Leave a Comment

20 − 15 =