Qual a diferença entre Umbanda e Espiritismo?

A umbanda e o espiritismo são religiões diferentes que têm como princípio a crença na vida após a morte, ou seja na reencarnação. Ambas são consideradas espiritualistas.

 

Livro base

Precisamos entender que o Espiritismo é uma filosofia, ciência e religião espírita e que a Umbanda é uma religião espiritualista.

A umbanda é uma religião afrobrasileira e o espiritismo teve origem na França.

As duas acreditam na reencarnação.

 

O espiritismo tem como princípio o estudo da codificação espírita escrita por Allan Kardec e a parte religiosa vem do estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo. Na umbanda não há um livro base obrigatório para que seja considerado umbandista.

 

Desenvolvimento mediúnico

Para trabalhar na umbanda e desenvolver-se como médium é preciso frquentar um terreiro de umbanda, fazer o que eles chamam de obrigações (rituais específicos para o desenvolvimento), ter a autorização do guia da casa para trabalhar ali.

No espiritismo é necessário fazer o curso de desenvolvimento mediúnico. Antigamente o curso durava cinco anos, hoje tem a duração de dois na maioria das casas espíritas. Esse curso leva como base os cinco livros da codificação de Kardec, principalmente o Livro dos Médiuns.

 

Religião cristã

As duas religiões são consideradas cristãs, pois têm em suas filosofias os passos do mestre Jesus como maior exemplo de amor e bondade na Terra.

Em todos os terreiros de umbanda você pode encontrar a imagem de Jesus Cristo que é chamado por eles de Oxalá.

No espiritismo não há estátuas de santos ou de Jesus Cristo, mas podemos encontrar pinturas do mestre.

 

Passe

Em ambas as religiões temos o passe, que é a emissão de fluidos espirituais para auxiliar os assistidos.

Na umbanda quem dá o passe é o médium incorporado de seu guia espiritual. Eles podem utilizar somente gestos, mas também pode utilizar fumo, velas, guias (colares de miçangas utilizadas por eles), ervas ou incensos.

No espiritismo o passe é dado pelos médiuns sob influência dos mentores espirituais, geralmente utilizam gestos ou a simples imposição de mãos sobre a cabeça do assistido, sem tocá-lo.

 

Rituais numa sessão

No espiritismo os assistidos são recepcionados e encaminhados a um salão onde ouvirão uma palestra sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo ou algo relacionado a doutrina. No início da palestra é relizada uma prece de abertura e no final uma prece de encerramento. Logo após a palestra os assistidos são encaminhados a uma sala de passe e depois podem deixar o centro. Esta dinâmica pode sofrer algumas variações em alguns locais, mas esta é a base.

No terreiro de umbanda os assistidos ficam numa área com bancos ou cadeiras e diante deles há um espaço onde ficarão os médiuns e o congá (o altar) com as imagens dos orixás.

Os trabalhadores cantam o ponto de abertura, o ponto de limpeza e defumação (defumam o local) e abrem os trabalhos espirituais incorporando seus guias espirituais. Em todo momento há muita música (pontos) com o auxílio de instrumentos como atabaque. Depois das preces iniciais e os pontos, os assistidos são convidados a entrar no espaço onde estão os médiuns incorporados para tomar o passe. Em alguns terreiros é possível conversar com estes guias e pedir auxílio ou receber um conselho.

Após tomar o passe o assistidos voltam a sentar-se em seus lugares e aguardam o encerramento dos trabalhos espirituais. São feitas orações de encerramento através de pontos cantados e o pai ou mãe de santo responsáveis pela casa agradece a presença de todos e encerra o trabalho.

 

Eu conversei com o Pai de Santo Paulo Ludogero para saber estas diferenças e semelhanças. Ainda há um montão de coisas que você pode conferir neste vídeo abaixo ou acessar diretamente no youtube:

Leia também:

Caridade e amor: passos para elevação espiritual

Como funciona e o que é psicografia?

O que é obsessão espiritual e como combatê-la?

Leave a Comment

um × um =