Você domina algum um assunto?

Parei para pensar sobre isso porque participei de uma reunião em que as pessoas eram questionadas sobre dominar algo. Talvez a palavra “dominar” seja demasiada, talvez “saber muito” sobre algo seria o ideal. Pensei, pensei e… continuo me questionando se tem algo que eu saiba muito.

 

Tem gente que sabe tanto sobre alguma coisa que é considerado expert, guru, mago (ou sei lá que nome dar) e eu sempre admiro quem consegue chegar nesse patamar. Há pessoas que sabem muito sobre algo e querem compartilhar com os outros ensinando-os e outras que preferem guardar para si o que aprenderam. Quem está certo? Oras, não existe certo ou errado, existe o jeito de cada um, não estamos aqui para julgar.

Continuei pensando no que eu era realmente boa (ou sabia muito) e não chegava a nenhuma conclusão. As pessoas iam dizendo suas “especialidades” e eu pensava: “Tomara que mudem de assunto, porque uma hora vão perguntar pra mim e não tenho nem criatividade para inventar algo que domino”.

Deus foi bom comigo e ninguém me questionou sobre isso, mas fiquei com essa questão me incomodando e confesso que me senti um pouco mal com a minha incapacidade de ser boa em algo. Esclareço que entendo “saber muito sobre algo” diferente de “ser melhor que os outros”.

Resolvi pensar no que eu realmente sabia fazer e vi que de fato não dominava nada (podem me julgar), ri de mim mesma. Estudei muito sobre alguns assuntos, pouco sobre outros e nada sobre muitos outros. Aprendi mais de um lado e menos de outro, aprendi muito nas escolas e também com as pessoas fora delas. Aprendi com os acontecimentos e com o que eu senti em cada situação, mas nada disso faz de mim uma expert em nada.

Ri novamente, dessa vez ri muito mais hahaha.

A princípio me senti mal (não posso negar), tanta gente faz algo super bem e eu sou um “NADA”. Depois comecei a ver o lado bom de tudo isso e cheguei a conclusão que: Talvez eu não tenha que ser boa em algo específico, porque se eu já soubesse tudo sobre um assunto eu talvez não me sentiria melhor do que sou ou investiria mais tempo para pesquisar além do que já soubesse. Talvez sendo eu mesma (aquela que não é suficiente boa em algo) eu possa, a cada, dia aprender um pouquinho mais sobre alguma coisa nova e compartilhar o pouquinho que eu sei.

No final eu fiquei feliz por não ser expert e feliz por saber que ninguém precisa ser “o melhor” em alguma coisa para poder compartilhar algo com alguém. Mesmo porque, se juntarmos cada pedacinho do que todos sabem sempre teremos muito o que aprender.

Gosto do prazer de aprender um pouco a cada dia. Sigo aprendendo pra ser um pouco melhor a cada dia, mas acho que não uma expert (ao menos não me vejo assim agora, talvez outro dia).

Vou valorizar o que sou e admirar quem é diferente. Acho que prefiro assim!

Escolha teu caminho, não existe certo ou errado. Existe o resultado das nossas escolhas.

Não há nada de errado em ser expert, guru, mago ou ser alguém que quer construir junto.

COMMENTS

Leave a Comment

dezessete + dezessete =