Aula 06: Parábola do Bom Samaritano e o Evangelho à luz do espiritismo

Parábola do Bom Samaritano

“E eis que se levantou um doutor da lei e disse:

– Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna?

Respondeu-lhe Jesus:

– Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela?

Ele respondeu:

– Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo.

Disse-lhe Jesus:

– Respondeste muito bem; faze isso e viverás.

Mas, o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus:

– Quem é o meu próximo?

Jesus, tomando a palavra, lhe diz:

– Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho
nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: – Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando
regressar.

– Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões?

O doutor respondeu:

– Aquele que usou de misericórdia para com ele.

– Então, vai – diz Jesus – e faze o mesmo”. (Lucas, cap. X, vv. 25 a 37.)

 

Jesus nos ensinou todas essas coisas vivendo e nos ensinando que tudo se pode resumir em caridade e humildade, virtudes essenciais, das quais todas as demais decorrem.

O que pratica a caridade com humildade, como Jesus nos ensinou, é manso, benevolente, indulgente e justo, ao passo que o orgulhoso é prepotente, agressivo, intolerante, hipócrita, discutidor e egoísta.

 

O Evangelho à luz do espiritismo

A Boa nova, Novo testamento ou Evangelho é o ensinamento deixado por Jesus, significando o conteúdo de sua mensagem transmitida oralmente aos seus discípulos e por estes pregada às primeiras gerações da cristandade. Surgiu, posteriormente, em livros, escritos sob inspiração divina, tornando-se a fonte viva da moral cristã para todos os povos da Terra.

O Evangelho Segundo o Espiritismo é a mesma boa nova de Jesus, o mesmo evangelho do Cristo, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João, codificado na vulgata latina pelo erudito Padre Jerônimo, mas com a diferença de ser analisado e comentado à luz da Doutrina dos Espíritos. Contém por isso, os atos da vida do Cristo, os milagres, as profecias, as palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da igreja e o ensinamento moral cristão.

“Os espíritos não vêm portanto, subverter a religião, como pretendem alguns, mas vêm, pelo contrário, confirmá-la, sancioná-la, através de provas irrecusáveis. E como é chegado o tempo de substituir a linguagem figurada, falam sem alegorias, dando às coisas um sentido claro e preciso, que não possa ser objeto de nenhuma falsa interpretação”, (O Livro dos Espíritos, pergunta 1010a).

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:


Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd 

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

Leave a Comment

dezoito − 9 =