Aula 11: Não ponhais a candeia debaixo do alqueire e Suicídio

Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

“Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do velador, mas pões-se sobre o candeeiro, a fim de que ela dê a luz a todos os que estão na casa”. (Mateus, V, 15)

Pode parecer estranho, à primeira vista, ouvir Jesus dizer que não se deve pôr a luz debaixo do velador, quando ele próprio, tantas vezes, esconde o sentido de suas palavras sob o véu da alegoria falando por parábolas.

Jesus veio trazer o evangelho para todos e não só para um pequeno grupo, mas dirigia-se, naturalmente, em primeiro lugar aos que já estavam preparados para entender as verdades espirituais que trazia, nem todos porém estavam preparados e é por isso que o mestre falava por parábolas.

Assim, Jesus não quer dizer que todas as coisas devam ser reveladas inconsideradamente, mas que todo ensino seja proporcional à inteligência de quem o recebe, pois, se a luz for muito forte poderá haver deslumbramento e não esclarecimento.

Os discípulos do mestre, como luz espiritual do mundo, devem destruir as trevas da ignorÂncia que jazem nas almas, fazendo brilhar a luz da mediunidade em todo o esplendor, sustentando com dignidade as lutas árduas, perseverantes no bom caminho, exemplificando, com humildade, o desprendimento e a fraternidade, a renúncia e o sacrifício.

 

Suicídio

O espiritismo nos mostra os próprios suicidas revelando a sua situação infeliz, e prova que ninguém pode violar impunemente a lei de Deus, que proíbe ao homem abreviar a sua vida. Entre os suicidas, o sofrimento embora temporário, nem por isso é menos terrível, e sua natureza dá o que pensar a quem quer que seja tentado a deixar este mundo antes da permissão de Deus.

Como para nós espíritas sabemos que a vida continua, sabemos que o espírito continua vivo e o suicida continua no plano espiritual.

Aquele que pensa que abreviar a vida do corpo acabará com seus problemas, muito se engana, pois o sofrimento continua em seu perispírito. O dano causado no corpo físico também lesiona o corpo espiritual.

Mais do que todos, o espírito do suicida precisa de auxílio, dado o remorso que o atinge por ter agido frontalmente contra a lei natural da conservação. As precer a ele sugeridas são um bálsamo, um alento para ajudá-lo a reerguer-se, abrindo-se-lhe nova oportunidade para reencarnações regenerativas.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:


Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd 

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

Leave a Comment

vinte − quatro =